Pesquisar este blog

sábado, 28 de dezembro de 2013

Conhecendo um pouco Estocolmo na Suécia.

Conhecendo um pouco Estocolmo na Suécia..... Caminhando pelo Parque-Museu Skansen !

Em agosto deste ano, tive uma viagem para Rússia a trabalho. Não existe vôo direto do Brasil para Moscou ou mesmo para St. Petesburg. Resolvi  ir pela Europa, e passear um pouco por lá.  A cidade escolhida foi Estocolmo.

Era verão ... e na Escandinávia, isso  faz toda a diferença!
Estava novamente com amigos queridos! Viagem bacana, tem que ter boas companhias!!
Passeamos muito por Estocolmo, e aos poucos falarei de vários  lugares  aqui no Blog!
Mas hoje nosso foco é o Parque-Museu Skansen!

Adoro pedalar....... desta forma alugamos bicicletas para podermos aproveitar melhor o passeio... saímos então pedalando e desfrutando uma cidade linda,  limípissima, organizada, com gente muito bonita... E ainda cheia de ciclovias!!

O Skansen era nosso destino principal neste dia. Numa travessinha da avenida grande, de onde saem os barcos para as ilhas próximas, e também os barcos de turismo,  achamos o único local de aluguel de Bikes em Estocolmo:  Sweden Bike ! Rapidamente achamos o caminho do Museu e fomos até lá!

Alugando as Bikes no Sweden Bike

O Skansen é o museu a céu aberto mais antigo do mundo! Fica dentro de um parque lindo, que tem muita diversão infantil e ainda um Zoológico.
 No parque, muitas flores, e muitas rosas! Tem um Jardim onde existem mais do que 50 espécies de Rosas diferentes!!

Maria no Jardim das Rosas do Skansen

Estacionamos nossas Bikes na portaria principal do parque e fizemos tudo a pé... mas pra quem quiser, existe um trenzinho que anda pelo parque todo ... que é bem grande!
Logo na entrada do parque vemos a diferença de um país de primeiro mundo!!
Uma escada rolante enorme construída dentro de uma rocha, nos leva ao início do passeio... pois o parque fica no  alto de uma montanha rochosa,  de onde se tem uma linda vista da cidade.

Cidade de Estocolmo, vista do parque.

Tudo funcionando, limpo, e organizado!
A idéia do Skansen é mostrar o modo de vida dos Suécos nos últimos séculos!
É como se fosse  uma pequena cidade , super bem montada, com pessoas tipicamente vestidas, mostrando os costumes, os folclores, os hábitos, o  artesanato, tudo ! E tudo funcionando  perfeitamente!
 Tem uma área onde eles fazem os cristais , como em Murano, muito legal! E eles ensinam as crianças, e até mesmo os adultos a arte de esculpir os vidros!

Museu Skansen

O que mais me chamou a  atenção foi a padaria, de onde saía um cheirinho maravilhoso de pães tipicamente suecos feitos na hora!  Uma delícia!! São vendidos para  os turistas, que   podem  visitar as instalações, e ver as pessoas vestidas a caráter  ... muito legal!

Dentro da padaria ....

Da mesma forma acontece com o atelier de cerâmica onde  peças diversas são produzidas na frente dos turistas, e vendidas .

No atelier de Cerêmica do Skansem

A igreja local também preciso destacar.... totalmente conservada...rústica e bem grande!
Tem uma loja de parafusos, máquinas, utensílios ... interessantíssimo!
A réplica que tem de uma casa de suecos tradicionais é  muito caprichada, com todos os cômodos arrumados e muito bem decorados. Tudo em tamanho pequeno....  E  quem te recebe lá para a visita, é uma famiília típica sueca, com vestimentas da época, com o fogão aceso, panelas, mesa posta, tudo muito legal.

Dentro de uma casa sueca!

Dentro do parque existem restaurantes, banheiros  e estrutura de pic-nic, um costume europeu. As famílias levam as cestas e se esparramam no gramado, com as crianças, os avós e passam o dia no parque.  Isso apenas  na época do verão.

Passeando pelo parque , na área de alimentação, com uma típica sueca!

Um lugar muito interessante, onde ainda encontramos um grande Zoológico, com animais típicos da Escandinávia.

Com certeza um passeio imperdível !
Um beijo grande,
Maria

O MariaPorAí entrará de férias até o dia 09/01. Que em 2014 nós possamos dividir muitas outras experiências aqui no MariaPorAí!

Dica:
Achar o local onde alugar a Bike foi bem chatinho...Passo aqui pra vocês o site e também a localização: É em frente ao Historial Museum at Narvavagen.
Site do aluguel da Bike: www.bikesweden.se
Fotos  Diversas :

Escada Rolante

Entrada do Skansen

As cerâmicas expostas à venda no ateliê.

Nossa Galera: Maria, Patricia, Isabela, Mônica e Sônia.

O Moinho dentro do parque.

Pedalando à caminho do museu. Patricia, Mônica, Sônia, Isabela e Ricardo.

Maria na igreja do parque Skansen.

Caminhando pelo parque Skansen... Um dia muito agradável.

As ruas internas do Museu a céu aberto.