Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Pamukkale - As Cascatas de Algodão da Turquia!

Pamukkale  - As cascatas de Algodão da Turquia!
Em julho de 2011 foi programada uma viagem a trabalho pra Turquia. Eu amei o local e  comecei e me programar, pois não iria até lá , sem conhecer Pamukkale.  Já tinha lido sobre esse local, e cismei que iria até lá de qualquer jeito!

Pamukalle é Patrimonio mundial da UNESCO, e a tradução desta palavra é “Castelo de algodão”.  Está localizada na região ocidental da Turquia, próximo a cidade de Denizli , onde  existe um aeroporto modesto, mas moderno e que funciona...acreditem!


Não é fácil chegar, pois é longe de cidades como Istanbul,  Capadócia  ou mesmo Kusadasi.   Mas garanto que é imperdível. Muitos turistas saem de Kusadasi e vão de  ônibus até lá , mas a estrada não é  das melhores  e a viagem se estende por mais de 3 horas.
No meu caso, estava na Capadócia com duas amigas muito queridas e companheiras de trabalho e de viagem ,  e optamos por irmos de avião até Denizli. De lá pegamos um táxi até a cidade de Pamukkale.  Aproximadamente 1 hora de viagem.  Nada muito fácil, pois quase ninguém no local fala inglês. É bem no interior mesmo da Turquia!! A negociação com o taxista, foi feita num pedaço de papel, apenas mostrando números, e a  resposta era com  gestos de positivo, ou não. .... nesse momento vimos que além de conhecer um local maravilhoso,  nos divertiríamos muito!!!

Depois de uma hora de taxi, sem conseguir nenhum contato com o motorista, a não ser risadinhas de vez em quando pelo retrovisor, como se aprovando a viagem, chegamos numa cidade bem pequena , mas com alguma infra estrutura hoteleira. Nosso Hotel (bem simples) já havia sido reservado com antecedência,  e bingo... o dono falava espanhol!! Simplesmente o máximo! Pudemos conversar e nos informar dos horários, transportes, etc.


Nessa época do ano , o calor é insuportável! Rapidamente ele nos explicou qual era o  esquema : passaríamos o dia inteiro na pequena piscina do Hotel, ou visitando o parque Kirmizi-su ( The Red Water Wellness Park) . A visita em Pamukkale seria de tarde, ao cair do sol. Primeiro porque não havia como ficar lá no sol escaldante do meio dia, e segundo porque a vista do por do sol no local é maravilhosa. As cascatas brancas, com a luz do sol, ficam coloridas, com efeitos  fantásticos.Tenho o costume de conversar bastante com o pessoal local, sempre nos dão ótimas dicas. Essa foi a melhor delas !

Difícil descrever exatamente o que são as Cascatas de algodão. Mas fácil se apaixonar pelo visual! Vou tentar.... mas aconselho  que veja as fotos no final deste post. Vão  entender melhor o que estou falando!
Uma montanha não muito alta, de vegetação bem pobre,  onde  de repente se vê  terraços  de rochas brancas, que se parecem com cascatas formadas pelas águas minerais e termais  que emergem das rochas,  provocando um derrame de carbonato de cálcio ,  que se solidificam como mármore  travertino. O resultado disso é um visual fascinante!


No alto da montanha, num calor muito grande, a primeira impressão é  que está tudo nevado...ou mesmo que você está nas nuvens...
A água vai descendo e formando esses  terraços como se fossem piscinas  naturais.


Dentro desses terraços,  se forma um barro branco, por  causa do cálcio misturado com a água. Você vai descendo entre essas piscinas, admirando a paisagem linda, não acreditando no visual.... de repente pode se molhar nas águas termais, o que claro fizemos!!  As piscinas são bem rasas . Optamos por vestir um biquíni por baixo,  e não erramos!


Diz a lenda local que esse barro branco formado no fundo das piscinas rejuvenesce e deixa as mulheres mais belas.... Mesmo sendo lenda... tivemos que testar. Tenho esse costume.... agir como um local!


Ir a Pamukkale era um desejo meu. Mas  no caminho de volta para pegar o avião pro Brasil, minhas amigas confessaram que jamais poderiam imaginar que aquele programa que parecia muito micado, sem ninguém falar inglês, perdidas no interior da Turquia , num calor insuportável, tinha sido maravilhoso... e agradeceram por conhecer um lugar deslumbrante,  algo que ficará em nossas mentes pra sempre!

Para lembrar :
- Apenas um dia é o suficiente para conhecer. A cidade é pequena, sem outro atrativo. Tudo muito simples.
- No parque de Pamukkale, existem também as ruínas de Hierápolis, também tombadas pela Unesco. Vale a pena conhecer. Tem um teatro tipicamente romano muito lindo, com uma vantagem .... não tem nem a metade dos turistas que  tem hoje em Roma!
Chegando no parque , visite primeiro Hierapolis, que fica mais ao alto, a direita do portão da entrada. Depois siga descendo pelas cascatas naturais de Pamukkale, admirando toda beleza natural do lugar.


Até o próximo post!


Um beijo, Maria.
   

Fotos diversas...

Almoco típico no parque Kirmizi-Su

 Curtindo o por do Sol

 Tudo branco...

...parece nuvem

 Maria e Patricia

Maria e Mônica

 Descendo, muito feliz!

 Patricia, Mônica e Maria

 Admirando, já com a lua no ceu!

 Teatro de Hierápolis

 Hierápolis



7 comentários:

  1. Respostas
    1. Camila, é muito legal mesmo!!
      Teremos mias posts interessantes..
      Um beijo,
      Maria

      Excluir
  2. Já estive na Turquia e nunca havia ouvido falar desse local, uma pena! Fiquei super aguçada em conhecê-lo . Parece um local diferente de tudo que já conheço. Parabéns pelo Blog e pela iniciativa.
    Continue pois você deu ótimas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que gostou Miriam !
      Sempre teremos novidades.
      Um beijo,
      Maria

      Excluir
  3. Realmente maravilhoso!!! Tem que ser patrimônio da humanidade mesmo. Tomara que cuidem bem dele, para que dure para sempre!!
    O melhor foi ida de taxi para lá!! Você que adora uma conversa com motoristas, deve ter ficado incomodada de não poder conversar. Kkkkkk
    Até o próximo destino.
    beijos.

    ResponderExcluir