Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

World Bike Tour – SP ...diversão ou decepção?

Todo dia 25 de janeiro , em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, acontece o evento World Bike Tour (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/), que conta com a participação de milhares de pessoas.
O passeio sai da Ponte estaiada do Brooklin, e tem uma percurso de aproximadamente 10 km pelas ruas da capital paulistana.

Para participar, é necessário se inscrever e ser sorteado... aí sim é pago um valor de R$ 300,00  por pessoa, e o sorteado ganha a Bicicleta, o capacete, uma mochila com a camiseta e sai para o passeio bem feliz! Depois do passeio leva a Bike pra casa!

Esse ano as coisas foram um pouco diferentes...
O passeio foi realizado no dia 03.02, pois até o dia 25.01 as Bikes não haviam chegado em Sampa, por problemas de fiscalização da Polícia Federal...um problema de organização !
Ok, no domingo dia 03.02, peguei  minha bike, minha máquina fotográfica e fui pra Ponte Estaiada, para fazer o percurso com o pessoal! Afinal era um domingo lindo de sol, e poderia pedalar pelas ruas com tranqüilidade, segurança e  junto a um monte de ciclistas.  E preparar um post bem bacana de Sampa para colocar aqui no blog!

A concentração ás 8.30 da manhã.

Cheguei ao local animadíssima, achei  estranho pois vi muitas pessoas perdidas, sem informação, sem saber como nem onde retirava a Bike, o Kit, etc.
Pedi  também uma informação para saber como poderia me unir ao grupo, o horário da saída, mas os seguranças da organização da prova, não sabiam absolutamente nada.
Logo conheci  a Teresa D'Aprile, fundadora do “ Saia na Noite”, um grupo feminino bem bacana de pedal... e nos  unimos para acompanhar o passeio!

Maria e Teresa

Encontramos também  o fotógrafo Carlos Alkmin, que  participa todos os anos do evento! Nosso grupo era completo com mais duas amigas do Saia na Noite... e juntos fomos pedalar na Marginal Pinheiros num despretensioso domingo de sol!

Uma parte de nossa galera  pedalando ..

Logo que nos unimos ao grupo, vimos que algo estava errado, muitas  pessoas a pé, outras empurrando a Bike , algumas bikes literalmente aos pedaços....  muita gente brava! E com razão.
Começamos então a entender o que estava acontecendo, muitos que foram sorteados, e pagaram a inscrição, nem receberam as bicicletas, pois as mesmas acabaram.
Outros tantos , ou melhor muitos outros , receberam a bike sem roda, ou sem banco, sem pedal.... Não havia ninguém da organização para explicar o que aconteceu...simplesmente sumiram todos!! Os poucos seguranças que estavam no local, de nada sabiam, eram apenas contratados para cobrirem o evento. Impressionante a falta de respeito com os participantes....Muitos deles além de não poder pedalar, ainda tinham que carregar as bikes pela marginal, para voltar para casa!!


Algumas Bikes aos pedaços...onde estariam as rodas ?

Ela já tem a Bike e a roda, mas as duas bem separadas....

O passeio era de Bike? Ou era pra empurrar as Bikes...?

Pela pista, encontramos vários pedais... as bikes foram montadas com total descaso, e literalmente desmontaram nas primeiras pedaladas...
Além do descaso e da falta de respeito com os participantes do evento, um perigo eminente, pois haviam várias bikes sem freio!!

Fomos pedalando , fotografando e conversando com os ciclistas, vimos infelizmente o tanto que o evento foi  indisplicente com os cidadãos que lá estavam para comemorar o dia de São Paulo, mesmo que atrasado.
Uma pena, pois era um evento que tinha tudo para ser um sucesso! Como todos os anos anteriores.
Acho que é importante colocar aqui a minha opinião:  o evento é uma ótima iniciativa! O fiasco foi  a organização ! A falta de respeito com os participantes!
De qualquer maneira,  foi bacana pedalar pela Marginal , e ver a minha cidade de uma forma mais light! Mais bonita...

Ah se São Paulo fosse assim sempre...que delícia que seria!

Peço desculpas por usar o blog para essa crítica , mas é uma maneira de expor um descontentamento bem grande com essa falta de respeito que  infelizmente não acontece  apenas com os cilcistas no domingo, e sim com crianças que precisam estudar, com doentes que precisam de assistência, entre outras muitas situações.

Eu saí de manhã para pedalar e colher matéria para o blog!!  Lastimável que a matéria tenha sido essa!
Um beijo e até a próxima semana!
Maria

Maria pedalando pela Marginal!


O Fotógrafo Carlos Alkmin, registrando o evento.... e a cidade!

4 comentários:

  1. absurdo,ainda bem que vc foi e está mostrando as falhas!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desse fiasco pois onde vi o passeio só passavam as bikes inteiras....Acho esse ano dei sorte de não ter sido sorteado.

    ResponderExcluir
  3. Maria Fernanda adorei o texto, o que vimos foi deprimente. Beijo grande Teresa

    ResponderExcluir